Metaverso ganhará ainda mais força em 2023, diz pesquisa

Os investimentos em marketing digital estão em constante crescimento a cada ano. De acordo com a pesquisa “Marketing Digital na América Latina: A experiência do cliente como o centro da estratégia”, conduzida pela NTT DATA e a MIT Technology Review, 70% das empresas na América Latina aumentaram seus investimentos em marketing digital em 2021. Prevê-se, portanto, que o orçamento nesta área continue a crescer em 2022 e nos anos subsequentes.

“Na internet, tudo acontece rapidamente. As preferências dos usuários mudam constantemente, e com o marketing digital não é diferente”, observa Cintia Santana, sócia e CGO da PYXYS. “Ao considerar esses investimentos, é interessante acompanhar as tendências e entender o que está em alta neste setor. Somente assim é possível desenvolver boas estratégias de comunicação”, acrescenta.

Nesse contexto, veja quais são as três principais tendências nas quais as organizações podem apostar em marketing digital no próximo ano.

  1. **Metaverso:**

O metaverso foi amplamente discutido ao longo de 2022 e, de acordo com a especialista, essa tendência continuará em destaque no próximo ano. “Esse universo online possibilita a interação entre o mundo físico e o mundo virtual. Muitas corporações já estão investindo nessa estratégia, que deve crescer ainda mais no futuro, com foco na experiência do consumidor”, destaca. Exemplos recentes incluem a influenciadora digital Boca Rosa, que lançou uma linha de maquiagem inspirada no metaverso, proporcionando uma experiência de compra inovadora por meio de um avatar no mundo virtual.

  1. **Personas Virtuais:**

No contexto do metaverso, outra ênfase no marketing digital são as Personas Virtuais. Já populares entre criadores de conteúdo como Sabrina Sato e Lucas Rangel, os avatares estarão cada vez mais presentes e influentes nas redes sociais. “Neste momento de interação virtual, as marcas precisam ter um rosto, um corpo e uma persona digital”, afirma a especialista. Personagens como Lu do Magalu e o mascote Bahianinho das Casas Bahia ilustram o sucesso dessas personas digitais, enfatizando a importância de as marcas se comprometerem com esse mercado.

  1. **Produção de Conteúdo Próprio:**

É crucial também ficar atento às empresas que começam a considerar a produção de seu próprio conteúdo como estratégia de marketing no próximo ano. Além de aprimorar o relacionamento entre marcas e consumidores, o objetivo é criar conteúdo relevante tanto para o autor quanto para o leitor. “Essas estratégias também podem contribuir para gerar confiança nas empresas, pois elas se posicionam como autoridades no setor, por meio de materiais originais e educativos”, conclui a especialista.