Site institucional é o endereço da sua empresa na internet, onde seu negócio é representado e apresentado em páginas virtuais que promovem sua marca, seus produtos e/ou serviços.

A função de um site institucional é concentrar todas as informações importantes sobre a empresa, além de atrair clientes, oferecer atendimento e fortalecer o branding.

Geralmente, é o primeiro canal que os consumidores procuram para se informar sobre a organização, seguido das redes sociais.

Por isso, o site institucional deve apresentar uma seção “sobre nós”, “quem somos” ou “sobre”, contendo a missão, visão e valores da empresa, além de contar sua história e transmitir sua cultura.

Os produtos e serviços também devem ter seu espaço no endereço, assim como as políticas da empresa, ações sociais, projetos e promoções.

Outros elementos comuns do website oficial da empresa são a área de imprensa, investidores, suporte, atendimento, FAQ e trabalhe conosco.

Dependendo do porte e área de atuação do negócio, o site institucional pode ser um portal com vários outros endereços vinculados, incluindo blogs, lojas virtuais, sites de marcas, portais de colaboradores e outras páginas.

Para que serve um site institucional?

Todo empreendedor já se perguntou para que serve um site institucional em plena era das redes sociais.

Embora os consumidores estejam mais ativos do que nunca nessas mídias, muitos não têm perfil nas plataformas, e a maioria procura empresas por meio de pesquisas online.

Então, vale muito a pena ter um site institucional para garantir sua presença no mundo digital e se comunicar com seu público.

Além disso, se você tiver uma boa estratégia de SEO, terá um grande tráfego de visitantes e poderá transformar seu site em uma gigantesca ferramenta de marketing e vendas.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância de um website, confira os principais motivos para ter o seu.

Disponibilizar informações

O site institucional continua sendo o principal canal informativo sobre sua empresa.

É por meio dele que as pessoas conhecem seu negócio, pesquisam sobre suas soluções e entendem seus diferenciais em relação à concorrência.

Por isso, é fundamental ter um website sempre atualizado que sirva como um guia completo pela história, atuação e propósitos da sua organização.

Fortalecer a imagem da empresa

Se sua empresa não existe na internet, muito dificilmente você terá uma imagem forte na mente do consumidor.

Isso porque o site institucional é uma das ferramentas mais importantes para fortalecer sua marca e transmitir seus valores aos consumidores.

Ao acessar seu website, o usuário se identifica com a marca e cria um vínculo mais próximo com a organização.

Passar credibilidade

Sua credibilidade também depende de um site institucional à altura do seu negócio.

Afinal, ninguém leva a sério uma empresa que possui um site malfeito, com design amador e conteúdo precário.

Ao construir um site profissional, valorizando a identidade da empresa e seus conteúdos, você garante credibilidade do negócio para os usuários e faz jus à sua expertise.

Presença online

Estar presente na internet significa participar ativamente do mercado, enquanto a ausência pode ser fatal para a visibilidade do seu negócio.

Logo, você precisa de um site institucional para colocar sua empresa na rede e marcar presença no mundo digital.

Vale lembrar que sua marca estará online 24 horas por dia, 7dias por semana, sem interrupções, disponível para toda a rede mundial de computadores.

Alcançar mais pessoas

Um site institucional é suficiente para alcançar milhões de usuários, investindo muito menos do que nas mídias tradicionais.

Muito diferente da Televisão que em horário nobre costuma atingir picos de 100 milhões de telespectadores, você tem uma média de 126 milhões de internautas no Brasil, podemos ver que a internet é uma excelente opção para a expansão da sua audiência.

É claro que você terá muito menos visitantes, na ordem dos milhares, pois o público do seu site será segmentado.

Mas essa é só mais uma vantagem da internet: direcionar sua mensagem para as pessoas certas, que têm potencial para se tornarem clientes.

Custo-benefício em termos de divulgação

A divulgação online é muito mais acessível em termos de investimento e possui alto potencial de alcance.

Logo, o custo-benefício do marketing digital é muito vantajoso, principalmente pela segmentação do público-alvo, aumento no engajamento e alavancagem das conversões.

Para aproveitar essa oportunidade, você pode usar estratégias como inbound marketing e Search Engine Marketing no seu site institucional, por exemplo.

Outra opção é investir em mídias pagas como o Google Adwords, nas quais você pode pagar pelos cliques, acessos e visualizações dos seus anúncios.

Melhorar a relação com o consumidor

O site institucional também é um excelente instrumento para melhorar seu relacionamento com o consumidor.

Uma das formas de fazer isso é abrir canais de comunicação eficientes, como uma área de autoatendimento, chat online com atendentes, chatbots e FAQs.

Além de ajudar você a captar novos contatos, o site também é essencial para estreitar os vínculos e criar conversas significativas com seus clientes.

Coletar dados

Outra função do site institucional é coletar dados dos usuários, transformando visitantes em leads.

Para isso, você pode utilizar formulários em landing pages, que solicitam os dados dos clientes em troca de conteúdos relevantes.

Quando um usuário aceita fornecer suas informações, é porque seu site foi útil para ele, e assim se inicia um relacionamento promissor para os negócios.

Segmentar os clientes

Com ferramentas como o Google Analytics, você tem acesso a estatísticas do seu site e informações valiosas sobre seus visitantes.

Assim, você consegue segmentar seu público por meio de critérios como localização, idioma, gênero, idade e interesses.

Além disso, é possível identificar seus visitantes de acordo com a frequência de acesso e tempo que passam em seu website.

Conclusão

Agora você sabe que o site institucional não apenas continua relevante, como se tornou obrigatório para qualquer empresa.

Estar presente na internet em plena era digital é o mínimo, e você deve garantir um site à altura da sua marca.

Para ir além do site informativo, você pode aplicar as estratégias de marketing digital e transformar seu website em um poderoso gerador de negócios.

Por isso, indico que você tenha seu site e devore os conteúdos deste blog, para aproveitar ao máximo as oportunidades da internet.

Então, o que acha de criar ou renovar seu site institucional?

Entre em contato conosco, teremos prazer em ajuda-lo!

Artigos Relacionados

O que é automação comercial?

O que é automação comercial?

Automação comercial pode ser definida como a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatização de tarefas corporativas. Ela pode ser aplicada tanto em ações operacionais como na parte estratégica do negócio. A automação comercial é prima próxima do...

read more
O que é um sistema ERP?

O que é um sistema ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Esse modelo de software disponibiliza ferramentas integradas de contabilidade, finanças, recursos humanos e demais setores da empresa, contribuindo para...

read more
Taxa de conversão: o que é e como calcular?

Taxa de conversão: o que é e como calcular?

Muitas empresas olham para a taxa de conversão como uma métrica a ser utilizada como termômetro para entender a real eficiência da comunicação do site ou de uma página específica. Há quem prefira usar essa informação puramente para definição de metas de um time...

read more
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como posso te ajudar?