Presença digital é o modo como uma marca se posiciona na internet, gera valor para os usuários e se relaciona com o público. Ela inclui todos os canais de comunicação usados pela empresa e todo o conteúdo gerado por ela nos meios digitais.

É necessário atrair, envolver e engajar o público da sua organização, despertando uma percepção positiva em relação à sua marca.

Por fim, podemos dizer que presença digital é a imagem que a sua organização transmite às pessoas nos meios digitais, isso está contido na forma com que a sua empresa se comunica e se relaciona com os diversos públicos com os quais tem contato.

Qual a diferença entre presença digital ativa e passiva?

Uma vez que a sua empresa esteja aberta e operando, ela tem algum tipo de presença online. Ela pode ser positiva ou negativa, ativa ou passiva. Que tal entender esses conceitos?

Presença digital passiva é aquela que acontece sem que tenhamos influência sobre ela. Imagine que você cria um site institucional e deixa ele ali, quietinho, sem atualizações ou qualquer trabalho de publicidade online.

As pessoas entram em contato com a sua marca dessa forma fazem uma ideia própria sobre a sua empresa, você não influencia a opinião delas.

Presença digital ativa é aquela que é trabalhada por uma equipe de marketing, tem objetivos concretos e faz uso de estratégias de marketing digital para atingir esses objetivos.

A presença digital ativa tem mais chances de trazer resultados para a sua empresa, portanto, é mais valiosa.

Quais são os pilares da presença digital?

Construir uma boa presença digital exige um trabalho prévio de planejamento, uma das questões fundamentais é entender quais são os pilares de uma presença online forte.

Propósito

De nada adianta estar atoa na internet, certo? Por isso, ter consciência do propósito da sua empresa é o primeiro pilar de uma boa presença digital.

Saber por que sua empresa existe e o que ela tem a oferecer ao mundo é o que guia suas ações e suas comunicações. Nesse sentido, afeta a percepção que as pessoas têm da sua marca. Portanto, consolida sua presença online.

Comunicação Omnichannel

Sua presença na internet também se constrói com os canais de comunicação certos. Afinal, as pessoas mudam de um ambiente para outro em questão de segundos. Seguindo essa ideia, ter uma comunicação omnichannel é essencial para desenvolver uma boa presença na internet.

Ao utilizar múltiplos canais de comunicação, sua empresa tem a oportunidade de atender a diferentes perfis de público, ampliando sua presença online.

Entretanto, mais do que estar presente em todas as redes sociais do momento, é necessário integrar esses canais oferecendo uma experiência única de relacionamento com a sua marca.

Conteúdo

O conteúdo está no centro de todas as estratégias de posicionamento de uma marca, pois é o responsável por comunicar aquilo que a sua empresa é e no que ela acredita. Também é por meio de um conteúdo de qualidade que você gera autoridade, valor e cria vínculos emocionais para a sua audiência.

A produção de conteúdo para internet é o que permite à sua empresa chegar mais facilmente às pessoas e despertar o interesse delas por sua marca. É através desta estratégia que a sua empresa se torna referência no mercado e conquista maior credibilidade junto ao seu público-alvo.

Relacionamento

O quarto pilar de uma boa presença na internet é o relacionamento. Especificamente como a sua empresa interage com os públicos da organização no ambiente online.

Empresas que possuem uma presença digital forte investem continuamente em canais de comunicação efetivos com os diversos stakeholders com os quais se relacionam. Elas estão abertas ao diálogo e à interação, incentivando a participação ativa de clientes, fornecedores e demais públicos em seus pontos de contato.

Tecnologia

A comunicação digital é baseada em tecnologias cada dia mais inovadoras. Se há dez anos o site institucional e o e-mail marketing eram as grandes vedetes dessa estratégia, hoje temos muitos outros players.

É por esse motivo que, para desenvolver seu reconhecimento online, é necessário conhecer e fazer uso de tecnologias tanto da informação quanto de comunicação. Softwares de automação de marketing, CRMs, Business Intelligence e Web Analytics são algumas delas.

Qual a relevância da presença online?

Sua empresa pode ser micro, pequena, média ou grande, não importa. A presença digital é o que vai permitir crescer e expandir os negócios. Quer saber o porquê? Confira:

Permite uma comunicação direcionada com seus públicos

Uma das grandes vantagens da comunicação online é o poder de escalar relacionamentos de forma segmentada. Traduzindo, você pode falar com uma quantidade gigantesca de pessoas de forma personalizada e única.

Se você tem uma boa presença na internet, sua comunicação chega a mais pessoas. Fazendo uso das tecnologias certas, como a automação de marketing, você pode conversar com cada pessoa partindo de um interesse em comum. E isso faz uma grande diferença no momento de atrair e engajar clientes, colaboradores talentosos e parceiros de negócios, por exemplo.

Visibilidade à marca

Organizações que possuem uma boa presença online têm maior visibilidade na internet. Sabe por quê? Porque elas investem em produção de conteúdo digital a fim de gerar e agregar valor para seus públicos de interesse.

Também porque empresas consolidadas online entendem a importância de estarem bem-posicionadas em mecanismos de buscas, como o Google. Assim, elas investem em SEO (Search Engine Optimization).

Ao ganhar visibilidade na internet, sua empresa pode ser vista por milhões de pessoas simultaneamente, não ficando limitada às barreiras geográficas e tampouco perde negócios por estar fechada fora do horário comercial. Afinal, presença digital é 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Traz Credibilidade

Uma empresa que não existe na internet, não existe para a maioria das pessoas. A falta de um site institucional, por exemplo, pode indicar que a sua organização não existe de fato, colocando em xeque a credibilidade da sua marca.

Por outro lado, se você investe em ter uma boa presença digital, você diz às pessoas quem sua empresa é e o que ela faz, também indica características que comprovam que ela existe, como número de telefone e endereço, por exemplo.

Autoridade para à marca

Lembra que o conteúdo é um dos pilares da presença digital? Pois bem, por meio de uma estratégia de conteúdo bem elaborada, sua empresa compartilha conhecimento com o mundo e torna-se referência no mercado.

E quem é referência tem autoridade para ditar tendências e influenciar pessoas. Já pensou ser “A Marca” na cabeça dos seus consumidores?

Reduz os custos com publicidade

A publicidade online tem sido o recurso número um das empresas que buscam vender mais, entretanto, com o passar do tempo, acaba se tornando uma estratégia cara.
Mas se você investe gradativamente na criação de conteúdo inteligente, na otimização de sites e no compartilhamento de conhecimento, vai aumentando sua reputação e visibilidade.

Quanto maior ficar a visibilidade da sua marca, menor será o gasto com publicidade, pois a internet trabalhará ao seu favor.

Seu site aparecerá mais vezes e em melhores posições no Google. Outros sites faram links para os seus conteúdos. Sua marca será citada com mais frequência nas redes sociais. E assim você vai escalando negócios sem precisar colocar dinheiro em anúncios.

Aumenta as vendas

Empresas que são referência no mercado atraem mais consumidores. Consequentemente, têm mais chances de converter visitantes em leads e leads em clientes.

Isso quer dizer que, ao investir na sua presença digital, você está aumentando suas oportunidades de vendas. O que nos leva ao próximo tópico.

Lucratividade

Pense comigo: se você tem uma boa presença digital, atinge a mais pessoas com a sua comunicação. Se mais pessoas conhecem a sua empresa e o que ela faz, maiores são as chances de vendas. Se você vende mais, sua empresa lucra mais.

A conta bate para você?

Como obter uma boa presença na internet?

Ter uma boa presença digital faz parte do seu planejamento estratégico de marketing. Na verdade, deve ser o maior objetivo de qualquer empresa que queira se sair bem no ambiente digital. Afinal, quem não é visto não é lembrado, certo?

Então, confira os passos essenciais para desenvolver sua presença digital:

  1. Comece por um site responsivo
  2. Construa um blog corporativo
  3. Aplique técnicas de SEO no seu conteúdo
  4. Faça publicidade na medida certa
  5. Interaja nas redes sociais
  6. Relacione-se com seus contatos

Ferramentas para desenvolver sua presença digital

A internet oferece uma infinidade de ferramentas para construir uma boa presença digital, dar a visibilidade e credibilidade que a sua empresa precisa. Conheça algumas delas:

  1. Inbound marketing
  2. Marketing de conteúdo
  3. SEO (Search Engine Optimization)
  4. SEM (Search Engine Marketing)
  5. Redes sociais
  6. Google Analytics e Search Console

Conclusão

Resumindo, é crucial entender bem seu mercado e decidir o que faz sentido para compor a sua presença digital, alcançando os resultados planejados pela empresa.
Tenha sempre em mente que são muitos formatos disponíveis e não é necessário estar presente em todos.

Cada tipo de mercado tem sua maneira particular de comunicar e diferentes ferramentas podem ser mais eficientes na hora da comunicação com os atuais e futuros clientes.

Presença digital é, acima de tudo, causar uma ótima impressão nos consumidores desde o começo e manter isso depois de realizar as conversões.

Lembre-se: o plano de marketing nunca acaba e sempre está em constante mudança, exigindo que você revise e atualize quando necessário.

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