O termo Briefing não tem uma tradução específica já que é uma palavra que vem sendo usada em sua forma original mesmo na língua portuguesa.

Porém podemos levar em conta o verbo inglês To Brief que significa resumir, portanto, o briefing se trata de um resumo, um conjunto de ações e estratégias que são passadas para um grupo de pessoas para resolver um problema ou atender uma necessidade.

O briefing é um elemento fundamental do planejamento, no briefing você mapeia o problema e faz sugestões de solução!

O briefing também pode funcionar como uma série de instruções que o cliente passa para desenvolver o que ele deseja, que é basicamente o que ocorre no ambiente do marketing digital.

Briefing de Criação

O briefing de criação acontece toda vez que se inicia um processo criativo.

É uma tarefa complicada, pois muitas vezes, o cliente acha que quer uma coisa, mas na verdade ele precisa de outra completamente diferente.

Por isso, o atendimento publicitário precisa de um alto nível de entendimento do seu cliente, problemas, mentalidade e necessidades.

Por exemplo, eu tenho uma marca de sabão que precisa criar roteiros para um comercial. Logo, eu faço um briefing para o setor criativo da agência entender o problema e basear a sua solução dentro dos limites do briefing.

Este é um briefing de criação. Mas ele poderia ser um briefing de planejamento, tradução, revisão. Qualquer tarefa pode ser ‘brifada’.

Como fazer um briefing completo do zero

Agora que você já sabe o que é briefing, vamos passar todos os itens que são primordiais para que seu briefing seja de sucesso.

Esses itens devem ser esmiuçados a fundo e praticados para que eles possam estar mais bem trabalhados e mais detalhados. Os itens são:

  1. Objetivos do Projeto
  2. Responsáveis
  3. Contexto da empresa
  4. Prioridade
  5. Orçamento
  6. Público-Alvo
  7. Pesquise o mercado
  8. Determine o Escopo do Seu Briefing
  9. Portfólio
  10. Estilos
  11. Objeções
  12. Resolução de problemas
  13. Concorrentes
  14. Prazos
  15. Preferências pessoais do cliente
  16. Informações adicionais

Importância do Briefing Para Qualquer Projeto de Marketing

Qualquer projeto necessita de planejamento, e é a partir do briefing que as ações e estratégias são realizadas.

O briefing também pode conter melhorias do projeto em questão, o que faz com que o projeto fique cada vez melhor, resolvendo problemas mais complexos, com isso você pode conhecer e traçar uma estratégia exclusiva para aquele cliente, proporcionando uma proximidade e realizando seus desejos de maneira mais detalhada.

É nesta etapa onde podem surgir dúvidas e questionamentos que nem você e nem seu cliente tinham feito antes, o que ajuda a entender melhor o projeto e realizá-lo de forma completa.

Principais Benefícios da Estratégia

Organização

Como já citado no início do texto, o briefing trata-se de um resumo do projeto ou de atitudes que devem ser tomadas para se chegar em algum objetivo, portanto, ao construir o briefing, você estará também criando uma organização de ideias, e essa organização é crucial para a realização do projeto de maneira ordenada.

Inspiração

Ao construir o briefing de um projeto você perceberá coisas que antes não conseguia, por exemplo, estarão todas as ideias principais e todas as sugestões que seu cliente deu para realizar esse projeto. Ao olhar todos esses itens você pode verificar que algumas coisas estão faltando ou que outros pontos são desnecessários.

Busque inspiração no briefing e nas ideias iniciais de seu cliente, isso é muito saudável e pode gerar melhorias muito boas no produto em questão.

Planejamento

O briefing possibilita planejar tudo com antecedência e não tomar nenhuma atitude precipitada e sem fundamento.

Na realidade, o objetivo do briefing é justamente este: planejar o projeto antes da execução para que tudo seja feito com consciência e eficiência.

Faça um passo a passo em ordem de importância. Siga esse passo a passo e finalize o projeto. Não tem erro!

E você fará tudo com segurança pois seu projeto foi bem planejado através do briefing.

Como usar sabiamente os roteiros de briefing

Existe todo um roteiro para se construir um briefing de qualidade.

Nesta seção, abordaremos como seguir este roteiro e quais são os passos práticos que você deve seguir para construir um briefing.

Análise pré-briefing

Antes mesmo da reunião com seu cliente para definir o projeto, comece a pesquisar sobre ele, pesquise seus trabalhos anteriores, como é a maneira que ele lida com os projetos, quais são os produtos que ele comercializa atualmente etc.

Fazendo isso você poderá oferecer a ele algo que ele procura e não espera que você tenha conhecimento disso.

Surpreenda-o com esta análise pré-briefing.

Criação de um roteiro de briefing personalizado para aquele cliente

Agora está na hora de criar o roteiro para o briefing.

Lembre-se que cada cliente possui uma característica específica e trabalha de um jeito, portanto o roteiro para o briefing muda dependendo do cliente.

Por isso, você deve tomar muito cuidado com os modelos de briefing. Eles são muito bons, mas não são aplicáveis a todas as situações, sempre existirão exceções.

Converse com seu cliente e extraia todas as informações necessárias para fazer um roteiro personalizado exclusivamente para ele.

Checklist: Roteiro de Briefing

Para que fique mais fácil de você fazer um roteiro de briefing, sugiro que você faça uma checklist de tudo que precisa ter nesse roteiro.

Lembrando que o roteiro vem antes do briefing, ou seja, você cria o briefing a partir deste roteiro.

Vou dar um exemplo de briefing um funil de vendas com leads. Ele pode conter os seguintes itens:

  • Meta do Cliente
  • Oportunidades de Vendas
  • Processo de Vendas Atual
  • Volume de Vendas Atual
  • Ticket Médio
  • Método de Geração de Leads Atual

Meta do cliente

É sempre bom saber onde o cliente quer chegar com o projeto.

Antes de iniciar o briefing, pergunte-o quais são suas metas e objetivos. “O que você quer alcançar com seu projeto?”; “Você tem um alvo final já definido?”

Saber as metas ajuda muito na construção do briefing, pois você tem a consciência de até onde você precisa ir com aquela estratégia e como irá construi-la.

Oportunidade de venda

Quantas oportunidades de venda o seu cliente precisa para vender o produto que ele está comercializando atualmente?

Seu papel é fazer o produto ser vendido com o menor número de oportunidades possíveis, se possível na primeira oportunidade.

Processo de vendas atual

Você também deve conhecer de que maneira o cliente vende seus produtos atualmente.

Ele vende online? Possui uma loja física? Ele terceiriza o processo de vendas?

Essas perguntas devem ser feitas e analisadas antes do briefing, pois se a estratégia de venda atual não estiver funcionando você pode aparecer com uma nova ideia e surpreender seu cliente.

Volume de vendas atual

É importante que você saiba qual é o volume de vendas destes produtos atualmente. Pesquise e faça gráficos e estatísticas.

Dessa maneira, você poderá analisar outros fatores como: “Por que este produto não está vendendo mais do que isso?”; “Quais melhorias posso aplicar para poder aumentar o número de vendas atual”; etc.

Ticket Médio

Se trata do valor médio que seus clientes gastam em seu negócio. Seu ticket médio pode ser diário, semanal mensal ou até mesmo anual.

Para fazer este cálculo basta você pegar todo o seu lucro no período determinado e dividir pelo número de clientes que você teve neste intervalo de tempo.

Esta média é muito importante de ser analisada para que você possa verificar o quanto esta estratégia atual do cliente está funcionando e como ela poderia ser melhorada.

Método de geração de Leads atual

Gerar leads significa transformar leitores ou apreciadores do seu trabalho em contatos de e-mail para nutrição e vendas.

Pesquise o método do seu cliente e analise se realmente está funcionando e qual estratégia você tomaria para melhorar e gerar cada vez mais leads.

Conclusão

Agora você já pode dar início aos seus projetos!

Utilize todas as dicas que deixamos para você neste artigo.

Converse com o cliente, marque uma reunião e apresente todas as suas ideias e ouça as ideias dele também. Entre em um acordo e comece a fazer o briefing.

Seu briefing deve ser um resumo de todo o projeto e, a partir dele devem surgir todas as estratégias e atitudes a serem tomadas.

Se for necessário, use modelos prontos de briefing e tente entregar o melhor produto possível.

Tenha planejamento, organização e dedicação.

Com certeza o briefing fará diferença em seus projetos!

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